segunda-feira, dezembro 28, 2015

E assim foi o Natal!

Dia 24-Dez
Dormi três horas. São 6h30 da madrugada e chega lá a casa primeira entrega de Bolo Rei, sigo depois para a confeitaria onde o Pão de Ló ainda quente me aguarda. Todo o dia passado em casa a receber os clientes que ainda resistem do tempo da "venda" da minha avó Maria, que me deixou de herança este legado, que gosto tanto, faz-me sentir prático, útil, pé no chão, fora dos deslumbramento que tanto gosto e que tanto viajo em pensamento.
Ainda fiz uns quantos biscoitos húngaros e umas natinhas que os amigos me haviam pedido, hum.. que delícia.

À três anos que não posso sair da casa nesta tarde à conta dos docinhos de natal. Mas é dia de Bananeiro, "Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha", reúno alguns amigos lá em casa, não todos, mas os habituais desta tarde. Bebe-se vinho do porto, come-se pão de ló e partilha-se a ansiedade daquela noite, os fala-se dos últimos preparativos daquela noite e assim vamos cada um para a sua ceia mais satisfeitos e com a alegria que contagiamos uns aos outros.

Chego finalmente a casa da Tia Rosa, a família Vaqueira está lá toda! Um costume que nunca perdemos, e espero que perdure para todo o sempre (enquanto possível). No início era em casa dos meus avós, com a partida deles foi-se experimentando outras casas, à uns anos fixamo-nos ali. É que vamos todos, os 8 filhos, respetivas noras e genros, netos e seus cônjuges e até os bisnetos. Esta é a noite que tanto aguardo.....a confusão, o barulho, as gargalhadas, os despiques das mulheres nas tretices que se desenrolam, as brincadeiras e as birras das crianças, o jogos da sueca, do sobe-e-desce, do bingo, do monopólio e o clássico jogo das palavras. Uma coisa boa, este ano a televisão estavam quase sem som, era apenas "pano de fundo" para aquele que de vez em quando decidia repousar no sofá.

10 minutos depois da meia noite vem o Pai Natal, sim, na minha família sempre veio o Pai Natal...uma tradição que não perdemos, há sempre crianças e é necessário manter-lhes a magia desta época!

São 2h30 e é-nos servido o pica no chão. Ah.....arroz de cabidela que sabe tão bem nesta noite!

O meu irmão e minha cunhada ainda não anunciaram que vão ser papás....irra! Enerva-me, quero tanto partilhar esta notícia com todos e eles ficam calados! Ups...já contei por aqui! :)

Pronto, foi dormir satisfeito por um bom natal passado!

Até já!

RC - O Pequeno Notável

Sem comentários: